sexta-feira, 7 de março de 2014

A culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser

Um dia desses estava na “fila da esperança” no CCBB, coloquei esse nome porque é a fila das pessoas que não compraram ingresso com antecedência e ficam nela na esperança de conseguir um ingresso extra para assistir ao espetáculo, e me martirizava por não ter me programado e comprado antes. Ficava me perguntado por que eu fazia jus a máxima de que brasileiro só deixa tudo pra última hora. Quando estava a um casal para comprar, comentei com a senhora que estava atrás de mim que aquele era o pior momento porque estávamos na cara do gol e talvez poderíamos não conseguir. De fato, ela não conseguiu e eu fui a última daquela fila que consegui os últimos ingressos. Quando ela foi comunicada que os ingressos haviam acabados esbravejou falando que fora praga minha. Saí rindo e fiquei pensando naquelas palavras.

Quantas vezes somos culpados pelas nossas escolhas? Não quero ser extremista, mas diria que na maioria ou todas as vezes. São nossas escolhas! São nossas escolhas quando decidimos comer aquele pedaço de bolo e furar a dieta, quando decidimos ficar deitada na frente da tv a ir para a caminhada ou para a academia, quando decidimos fingir um orgasmo, falar a verdade, namorar, casar, mentir... O poder parece voltar novamente para nós.

Por que não assumirmos nossas escolhas? Por que é mais fácil e cômodo simplesmente culpar as pedras que surgiram no caminho ou o outro? Culpamos filhos, maridos, religião, padre, pastor, amigos, pai, mãe, até Deus, mas, nem sempre nós mesmos. É mais “fácil” olhar o outro, apontar o dedo para o outro do que para nós mesmos. Quando assumimos a culpa, tudo fica mais leve. Porque se nós somos culpados significa que somos nós que mudamos o percurso, somos nós que mudamos o caminho... Não é fácil olharmos para o espelho da vida e percebemos que a culpa foi nossa, não é fácil nos encararmos e dar-nos força e impulsionar aquele sonho ou resolver aquele problema, afinal de contas, a culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser!


Um comentário:

  1. Quando a gente assume a culpa pelos nossos atos, a gente ganha muitos pontos na nossa evoluçao pessoal. :-)

    ResponderExcluir